terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elementos da cultura material

a) Habitação:

A habitação é um dos maiores problemas que confrontam o governo angolano. O crescimento da população foi tão rápido que não pode ser acompanhado pelo desenvolvimento habitacional. Em todo o país, bairros suburbanos e peri-urbanos se multiplicaram, tornando-os densamente povoados. Isso provoca o mencionado desequilíbrio entre a população e as condições de moradia. É por isso que o governo tem pensado em várias hipóteses para combater esse problema cada vez mais presente na realidade angolana. Na Baixa de Luanda, por exemplo, além de enormes edifícios, há vários projetos em andamento como o “Harmonia”, da cooperativa habitacional “Lar do Patriota”, criada em 2001 que está a construir casas sociais de até 10 mil dólares.

b) Transporte:

O governo não encontrará uma solução para o problema do trânsito em Luanda, por exemplo, se não acelerarem a conclusão das novas centralidades previstas e a desconcentração de certos serviços da cidade baixa tradicional para outros municípios. A reabilitação e desenvolvimento da rede viária e ferroviária poderão diminuir os problemas atuais relacionados ao trânsito e a população, que trás consequências negativas na qualidade de vida, relacionamento social, estabilidade psicológica e principalmente na ‘vida econômica’ do país.

c) Indumentária e adornos:

As vestimentas de Angola diferem muito de homens para mulheres, também dependendo das profissoes exercidas e da sua localização. Como em Luanda onde a preservação dacultura é grande muitas mulheres preservam o uso de Bessasagas, trajes tipícos da região, feitos de panos multicoloridos, miçangas para enfeitar o pulso e pescoço. Já as “mulheres de luto” ficam enrroladas por panos pretos na cabeça usando uma espécie de turbante, sustentado por um canudo de cartão. As pulseiras, colares e brincos, são feitas de turquesa, prata, e quase sempre são utilizadas em grandes quantidades. Suas bijuterias, malas, sacos e calçados são muito coloridos.

d) Alimentação e bebidas:

A angola possui pratos típicos, formando uma culinária angolana. O “fungue” é um prato local, uma espécie de polenta cremosa de mandioca ou milho. Acompanhamentos comuns são: a “quisaca” (folhas de pé de mandioca maceradas, cozidas e temperadas); peixes ensopados, cozidos ou assados; a galinha cabidala (ao molho pardo); a muamba (galinha, amendoim, quiabo e outros); ou então o feijão no óleo de palma; entre outros. Algumas bebidas típicas são: kimbombo (casca de fruta fermentada); marufo (bebida alcoólica extraída da palmeira); bibidi (cachaça de caju); capurroto (bebidaalcoolica destilada a aprtir do açúcar), dentre outras.

e) Principais atividades econômicas:

Assim como a maioria dos países africanos, a Angola tem suas atividades econômicas ligadas diretamente á produção de café, cana-de-açúcar, sisal, milho coco e amendoim, além de algodão, tabaco, borracha, batata, arroz e banana. No caso da pecuária, as principais criações são de bovinos, caprinos e suínos (respectivamente). Dentro do país também se podem encontrar grandes jazidas de cobre, manganês, fosfato, sal, chumbo, ouro, diamante, petróleo e outros. Na área industrial, encontram-se aqueles ligados ao processamento/ beneficiamentos desses produtos agrícolas (açúcar, cerveja, cimento, celulose, vidro e aço).

f) Instrumentos de produção e tecnologias:

Seus instrumentos de trabalho estão diretamente ligados ás suas atividades econômicas, que envolvem muito a área da agricultura. Desse modo, utiliza-se muito dos materiais para mineração de suas jazidas. Basicamente, utilizam mais mão-de-obra do que maquinários.

g) Arte Angolana:

A arte da máscara azul de Angola, como a maioria da arte africana, as máscaras de madeira e as esculturas não são criações meramente estéticas. Elas têm um papel importante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação.

Fonte: http://culturaangolana.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário