terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elementos da cultura imaterial

a) Conhecimentos:

Por sua diversidade de províncias, somando dezoito, a Angola possui diversos dialetos e etnias além de vastos conhecimentos culinários, envolvendo frutas e vegetais tradicionais com a caça e pesca exótica encontrada apenas no continente, muito influenciado pela cultura portuguesa. A cultura preserva também fortes conhecimentos sobre a dança, pois desde pequena tem esse contato com os movimentos da mãe (ás costas da qual é transportada) e esta então possui diversos gêneros, significados, formas e contextos, além de fazer parte das celebrações sociais, envolvendo valores de integração e preservação da identidade e sentimento comunitário.

b) Crenças Públicas:

A cultura angolana, como qualquer outra, possui suas crenças, algo em que o povo acredita e preserva em sua cultura. Em questões de fé, a maioria da população é cristã (70,1% de católicos, protestantes) enquanto os outros 29,9% acredita em outras religiões tribais. A Angola, também tem aspectos das tradições afro bantu (pois participa do grupo dos bantos, que é constituído por vários grupos etnolinguisticos principalmente localizados na áfrica subsaariana), que envolve a crença em divindades relacionadas á natureza, criadas por deus, utiliza-se muito dos ensinamentos de medicina herbal/ natural herdada dos antigos curandeiros, acredita na sobrevivência do homem após a morte, vê sacrifícios animais como obrigações ritualísticas e nutricionais, tem como principais ritos/ cerimônias a passagem para a puberdade e ritos fúnebres e outros aspectos afins. Chega-se à conclusão que o país ainda possui crenças tradicionais que ficaram em sua cultura.

c) Valores dominantes e secundários:

A cultura angolana, por ter sido colônia portuguesa, preserva muito dos valores da mesma, porém não a impediu de criar seus próprios valores. O sofrimento de ser colônia trouxe para a cultura a valorização da solidariedade, muito representada em seus símbolos, por exemplo. Também valoriza muito a arte, a dança, de modo em que desde pequeno, o angolano entra em contato com esses aspectos, levando para sua vida inteira e passando aos seus semelhantes.

d) Normas:

Angola, como qualquer país possui algumas normas que limitam as ações ou estabelecem justiça/ organização na sociedade. Alguns exemplos de leis do país é a proibição de discriminação social, e outro o caso de escolas serem públicas e não pagas. Porém nem sempre isso ocorre de maneira correta.Uma vez que as escolas estão em sua maioria em situação precária e de total abandono e os alunos não recebem incentivos e apenas 71 , 2 % dos jovens de 7 a 14 anos estão matriculados na escola, alguns optam então por estudar em Portugal. Também preservam as normas comuns no mundo, como o uso de roupas.

e) Símbolos:

A Angola, como qualquer outro povo, preserva símbolos que possuem significados, ou representem a população angolana ou algum aspecto do povo. Alguns exemplos que esse povo tem como símbolo, é sua própria bandeira, vermelho rubro e preto, com desenho de uma estrela e armas em seu centro, representando o sangue derramado pelos angolanos na época colonial e o continuo trabalho camponês/ industrial juntamente com solidariedade. Também possui uma insígnia da republica, significando, em poucas palavras, o trabalho na agricultura e industria, a educação e a solidariedade. Outro conhecido é a estátua angolana “o pensador”, considerada uma arte fidedignamente angolana. Esses são exemplos gerais do que se entende por símbolos preservados em angola.

Fonte: http://culturaangolana.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário