terça-feira, 29 de novembro de 2011

Economia de Angola

A economia de Angola foi bastante afectada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissau entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda a estensão da sua costa marítima.

Agricultura

Já teve o café como sua principal cultura, seguem-se-lhe a cana-de-açúcar, o sisal, o milho, o óleo de coco e o amendoim. Entre as culturas comerciais, destacam-se o algodão, o fumo e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana é relativamente importante. O gado predominante é o bovino, o caprino e o suíno. Mas toda esta capacidade de produção perdeu-se durante o período da guerra civil, e agora nos tempos de paz, que correm há já quatro anos, Angola vai recuperando paulatinamente essas produções.

Mineração

Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dondo, no distrito de Lunda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, assegurando ao país a autosuficiência. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.

Indústria

As principais indústrias do território são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e fumo. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento, e madeira, além do refino de petróleo. Entre as indústrias destacam-se as de pneus, fertilizantes, celulose, vidro e aço. O parque fabril é alimentado por cinco usinas hidroelétricas, que dispõem de um potencial energético superior ao consumo.

Transporte

O sistema ferroviário de Angola é composto por cinco linhas que ligam o litoral ao interior. A mais importante delas é o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que faz a ligação com as linhas de Catanga, na fronteira com o Zaire. A rede rodoviária, constituída em grande parte por estradas de segunda classe, liga as principais cidades. Os portos mais movimentados são os de Luanda, Benguela, Lobito, Namibe e Cabinda. O aeroporto de Luanda é o centro de linhas aéreas que põem o país em contacto com outras cidades africanas, europeias e do resto do mundo.

Fonte: Lusoafrica.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário